top of page
  • Foto do escritorMaria Tereza Gomes Basile

Segunda fase da Fuvest terá apenas dois dias de prova.


USP aprova mudanças no processo de seleção; inscrição no vestibular será por modalidade de vagas

O vestibular Fuvest vai mudar. Na última quinta-feira, 17 de maio, o Conselho de Graduação (CoG) da USP aprovou importantes alterações no processo seletivo para ingresso na Universidade. A principal é a diminuição de três para dois os dias de provas da segunda fase.

A Fuvest divide o vestibular em duas fases. Na primeira, todos os candidatos são submetidos a uma prova de conhecimentos gerais, com 90 testes, que incluem as disciplinas obrigatórias do ensino médio (biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química).

Até o processo de seleção 2018, a segunda fase era composta de três provas discursivas realizadas em três dias seguidos. No primeiro dia, dez questões de português e uma redação; no segundo dia, 16 questões sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio e, no terceiro dia, 12 questões de disciplinas relacionadas à carreira escolhida pelo candidato.

A partir do vestibular Fuvest 2019, todos os candidatos farão somente duas provas na segunda fase: a de português e redação, que permanece igual aos vestibulares anteriores, e a de disciplinas específicas, ou seja, aquelas exigidas pela carreira escolhida. Nessa prova específica, a quantidade de disciplinas requerida passou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade da USP.

“A USP adotou essa mudança pensando no estudante. O processo seletivo para entrar em uma universidade pública é desgastante. Ao invés dele ficar 72 horas sob o estresse de provas, agora serão dois dias”, disse o pró-reitor de Graduação Edmund Chada Baracat.

Ele ressaltou que a retirada de um dia de prova não afetará o poder discriminatório da segunda fase do vestibular. “Nossos estudos demonstraram que não haverá comprometimento na seleção dos estudantes com a retirada do segundo dia. Do ponto de vista do aluno, ele ganha mais tempo para estudar e focar melhor seus estudos nas disciplinas exigidas pela carreira.”



bottom of page